Museu das Missões 80 Anos

    As comemorações dos 80 anos do Museu das Missões são um marco na história dos museus e da museologia brasileira. Suas vivências atestam a trajetória de indivíduos, comunidades, pesquisadores e agentes públicos dedicados a levar adiante memórias e histórias que construíram nosso país. É nesses termos que o presente livro pretende contribuir, reunindo esforços interpretativos contemporâneos sobre a trajetória do Museu e explorando sua importância para o desenvolvimento de políticas museais que assegurem que nosso passado não seja perdido.
      Desde que o povoado de São Miguel Arcanjo foi fundado, em 1687, por algo como 4 mil indígenas, majoritariamente Guarani, e dois padres jesuítas, ali se construiu uma sociedade complexa interessada em encontrar o seu lugar no mundo colonial. Uma utopia indígena, posteriormente destruída pelos exércitos ibéricos, pelo descaso e pelo abandono, até quase deixar em destroços os espaços, os prédios e os objetos, bem como vulnerabilizados seus descendentes.

Empreendimentos

Monumento aos Caciques Sepé Tiaraju, Nicolau Ñanguirú e 1511 indios

Batalha de Caiboaté 7 e 10 de Fevereiro de 1756: fazendo memória pelos caminhos da luta e da resistência.  Desde 2004, no mês de fevereiro, os Guarani marcam presença em São Gabriel para homenagear Sepé Tiaraju, símbolo da luta por uma Terra Sem Males. Recordam um guerreiro Guarani que lutou até as últimas consequências em defesa de seu povo e pelo direito de viver em paz em seu território. Sepé e...