Museu das Missões 80 Anos

    As comemorações dos 80 anos do Museu das Missões são um marco na história dos museus e da museologia brasileira. Suas vivências atestam a trajetória de indivíduos, comunidades, pesquisadores e agentes públicos dedicados a levar adiante memórias e histórias que construíram nosso país. É nesses termos que o presente livro pretende contribuir, reunindo esforços interpretativos contemporâneos sobre a trajetória do Museu e explorando sua importância para o desenvolvimento de políticas museais que assegurem que nosso passado não seja perdido.
      Desde que o povoado de São Miguel Arcanjo foi fundado, em 1687, por algo como 4 mil indígenas, majoritariamente Guarani, e dois padres jesuítas, ali se construiu uma sociedade complexa interessada em encontrar o seu lugar no mundo colonial. Uma utopia indígena, posteriormente destruída pelos exércitos ibéricos, pelo descaso e pelo abandono, até quase deixar em destroços os espaços, os prédios e os objetos, bem como vulnerabilizados seus descendentes.

Empreendimentos

Lenda e Pajada do João de Barro

Nas Tribos Indígenas do sul do Brasil, para que um guerreiro pudesse tirar uma filha de uma família e a transformar em esposa teria que passar por provas justificando seu valor e valor. Sendo vencedor das tarefas era merecedor da moça que desejasse. Conta que antes do mundo ser separado por bandeiras existia em uma tribo Guarani um índio de nome Jaebé, forte, jovem, índio trabalhador, amigo e semp...