.jpg)
Museu a Céu Aberto
Pesquisa Arqueológica em Santo Ângelo - Durante o biênio 2006-2007, uma equipe do Núcleo de Arqueologia do Centro de Cultura Missioneira (CCM-URI) realizou prospecções e escavações arqueológicas aliadas a um estudo geofísico que confirmaram a localização de vestígios arqueológicos da antiga redução de Santo Ângelo Custódio, em subsolo., Um estudo cartográfico possibilitou a confirmação das informações existentes na única planta conhecida da redução, elaborada em 1784 pelo engenheiro e cartógrafo Don Jose Maria Cabrer, integrante da comitiva espanhola das Partidas Demarcadoras de Limites.
Com a realização do projeto foi possível trazer à luz vestígios de fundação, pavimentos de ladrilhos e bases de colunas do antigo templo jesuítico, além de uma gama de artefatos jesuítico guarani (séc. XVIII) e das primeiras décadas do repovoamento (séc. XIX e XX).
Devido ao fato da cidade ter-se desenvolvido no local do sitio arqueológico, várias edificações foram erguidas sobre suas fundações, não sendo possível uma exposição total a céu aberto. Assim, neste Centro Histórico "janelas arqueológicas" mostram uma parcialidade dos vestígios arquitetônicos da antiga redução de Santo Ângelo Custódio
A partir de 2007, a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através do Núcleo de Arqueologia do Museu Municipal DR. José Olavo Machado, também realiza um programa de vistorias arqueológicas na área de todo o centro histórico buscando novos vestígios da antiga redução.
A mais Antiga Planta da Redução de Santo Ângelo. - A redução de Santo Ângelo Custódio fazia parte do conjunto dos Trinta Povoados Missioneiros e foi o último dos Sete Povos da Banda Oriental do Rio Uruguai.
Foi instalada em 1707 no local onde hoje se encontra o centro histórico do município de Santo Ângelo.
O mais novo dos Sete Povos destacou-se no século XVIII como o maior produtor de erva-mate e algodão. Atingiu seu auge populacional em 1753, com 5417 habitantes.
Assim como ocorreu nas demais reduções, houve a derrocada do povoado em decorrência dos acontecimentos relativos do Tratado de Madri (1750) e à Guerra Guaranítica (1754-1756), que resultaram na expulsão de jesuítas (1767-1786) do território. No final do século XVIII e meados do século XIX, os remanescentes da experiência jesuitico-guarani foram desestruturadas pela ação militar luso-espanhola, bem como pelo processo de repovoamento ocorrido nos séculos XIX e XX.
O Memorial Coluna Prestes e o Museu Olavo Machado se encontram abertos em horário comercial durante todos os finais de semana e feriado para visitação. Ficando fechados segunda-feira para manutenção, salvo agendamento com a Secretária de Cultura de Santo Ângelo.
Site: Catedral Santo Ângelo;
Imagem: Fachada Catedral Santo Ângelo;
Imagem: Interior da Catedral de Santo Ângelo
Vídeo: Presépio na Catedral de Santo Ângelo 2015
Imagem: Imagens Projeção Mapeada 2014
Site: Quem entalhou as imagens da Catedral de Santo Ângelo?
Imagem: Frontal da Catedral - Ritual da Benção do Anjo da Guarda
Site: Ritual do Anjo da Guarda Missioneiro
Vídeo: Catedral de Santo Ângelo
Vídeo: Catedral Angelopolitana
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)