Monumento Tereza Verzeri

            Viveu de 1801-1852. Nasceu em Bérgamo, Itália, no dia 31 de julho. Teresa cresceu, confrontando-se com pessoas que fizeram a diferença, inspiradas nos grandes ideais de fidelidade a Deus, à Igreja, ao povo. Entre estas Mons. José Benaglio com o trabalho em conjunto com Monsenhor fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, dia 8 de fevereiro de 1831, juntamente com Mons. Giuseppe Benaglio (1767-1836).
            Dotada de uma rica personalidade, Teresa foi atraída, de modo particular, por Deus que escolheu amar de todo coração, buscando na fé, uma total e confiante adesão à sua vontade que dizia ser o seu “primeiro amor”.
            No caminho que propõe às suas seguidoras destaca a centralidade do Coração de Jesus: “As Filhas do Sagrado Coração de Jesus buscam viver a caridade a partir da própria fonte do amor, isto é, do Coração de Jesus Cristo. Este monumento singelo, simples e belo está na esquina de uma das escolas mais tradicionais do Noroeste Gaúcho que guarda em seu interior o Memorial Verzeri e a Capela Verzeri patrimônios culturais e turísticos dos gaúchos por sua beleza, arte e conservação.
            Um segundo aspecto da personalidade desta mulher que tanto orgulha a cidade de Bérgamo, são seus numerosos escritos que focalizam o essencial da vivência da fé na prática do amor ao próximo. Em sua espiritualidade destacam-se dois filões da espiritualidade moderna: saber que Deus fala pela consciência que deve ser escutada; saber que a voz do Espírito para pela Igreja, pelas mediações. Mas a marca mais contemporânea  de sua espiritualidade é que Deus não está   sempre ao alcance de nossas mãos, não é manipulável. A fé se vive com convicção e fidelidade, sem titubeios, para além dos sentimentos, na fidelidade Àquele que é fiel. Outro  aspecto que não pode  ser ignorado é sua grande obra educativa com o objetivo de educar para melhorar a situação de vida das pessoas, para  que melhor pudessem atuar na sociedade.Teresa Verzeri fala de educar e de educar bem, de analisar e de educar também os sentimentos. Na sua proposta educativa havia o novo e o moderno.
            Teresa Verzeri foi mulher de olhar límpido e longevidente com amplo campo de visão. Formava suas Religiosas para serem firmes e fortes, magnânimas e corajosas, capazes de enfrentar qualquer situação sem perder o equilíbrio  próprio das consciências formadas para a vivência da fé e da ética cristãs.  Teresa Verzeri entrevia como missão das FSCJ o mundo todo, lá onde a vida está fragilizada, fragmentada, em situação de risco.
            Hoje podemos encontrar sinais da força da visão dos Fundadores em diferentes países da Europa, Ásia,  África,   América  Latina. A palavra de ordem continua a mesma:
            Teresa Verzeri foi proclamada SANTA por João Paulo II, no dia 10 de junho de 2001.

Av. Brasil esquina Av. Getúlio Vargas

WhatsApp

            Teresa Verzeri: Uma Santa para o mundo!    
“Com os olhos fixos em Jesus, passar pelas estradas do mundo fazendo o bem a todos, aprendendo dele sempre de novo! 

Site: Capela Teresa Verzeri
Site: Monumento Tereza Verzeri 
Site: Museu Verzeri
Imagem: Capela Tereza Verzeri
Imagem: Memorial Santa Tereza Verzeri

Empreendimentos

Monumento Ceslau Mario Odrowaz Biezanko

Em polonês CzesÅ‚aw Mariusz Odrowaz Bieżanko foi um imigrante polonês nascido em 22 de setembro de 1895, em Kielce. Depois de se formar Engenheiro Agrônomo e trabalhar na Europa, foi enviado pelo governo polonês  para a América do Sul e o Brasil, de onde chegou a partir de Misiones, Argentina. Viria a se fixar no Brasil e morreria no ano de 1986. Durante sua estada no país, foi professor de agron...