Monumento Aos Santos Mártires Caibaté, Praça Viru Kliemann

Monumento religioso em homenagem aos Os 3 Santos Mártires
Monumento religioso em homenagem aos Santos Mártires:  Roque Gonzales de Santa Cruz e Afonso Rodrigues, martirizados no Caaró, em Caibaté RS, e João Del Castillo, martirizado em Pirapó, em incidentes envolvendo toda a história das Missões Jesuíticas na nossa nação de três bandeiras, Brasil Argentina e Paraguai (tratados e conflitos que geraram o Uruguai). O Papa João Paulo II em 1988 canoniza esses três mártires em Santos.
As estátuas estão localizadas na Praça Virú Kliemann, objetivando eternizar a luta dos Mártires Padre Roque Gonzales, João de Castilhos e Padre Afonso Rodrigues, catequizadores dos índios da região.
As imagens-estátuas têm o objetivo de expressar a alegria e a vitória do martírio, além de representar mais um ponto turístico no município. Ressaltando as origens de cada município, estas estátuas valorizam o local, pois a cidade recebe turistas de vários lugares.
O Artista Plástico Tadeu Martins de Santo Ângelo é o responsável pela construção das estátuas.
Em Caibaté existe o Santuário do Caaró, lugar onde foi colonizado em janeiro de 1933, pelo historiador Pe. Luiz Gonzaga Jaeger, o lugar exato do martírio do primeiro apóstolo e civilizador do Rio Grande do Sul.

Empreendimentos

O Trucoé o Jogo do Diabo

Chamavam-no de Pedro Calavera. Nasceu na beira do rio. Isaltina, sua mãe, contava que ele saiu do ventre bem na costa do Ibicuí. Caiu do ventre já dentro da água e foi puxado, feito um peixe fisgado, pelo cordão umbilical. A mãe, uma lavadeira de corpo magro e rosto guarani, viveu a vida e a morte na beira do rio. Uma pobre mulher que fora estuprada, arrastada pelos cabelos e assassinada por um ba...