Monumento ao Professor Alexandre Zabczuk - Pioneiro na imigração Russa

Em Campina das Missões, destaca-se um monumento em homenagem ao professor Alexandre Zabczuk, pioneiro e mártir da imigração russa, bielo-russa e ucraniana na região. Nascido em 6 de outubro de 1895 e falecido em 27 de fevereiro de 1924, Zabczuk é lembrado por seu papel importante na comunidade imigrante local. O monumento foi erguido pela administração municipal em outubro de 2001, coincidentemente na data de nascimento do professor imigrante, como uma forma de honrar sua memória e suas contribuições.

Localizado na Praça Russa (Praça São Vladimir), um dos principais atrativos da cidade, o monumento serve não apenas como um tributo ao legado de Zabczuk, mas também como um símbolo da herança cultural trazida pelos imigrantes que ajudaram a moldar Campina das Missões. A presença do monumento na Praça Russa destaca a importância da história e da memória coletiva na formação da identidade da comunidade local, celebrando a perseverança e o impacto duradouro dos pioneiros imigrantes.

Rua Andrei Marusiak, 285 - Floresta, Campina das Missões

Empreendimentos

A missioneira Janela para o Céu

No interior do Museu Monsenhor Estanislau Wolski, em Santo Antônio das Missões, tem uma obra de arte única em todo o Brasil. A Porta do Sacrário da Redução Jesuíta, peça esculpida pelos índios Guarani durante o segundo período jesuítico, que guarda em seus entalhes uma descrição e histórico que lhe dá um valor incalculável ao povo missioneiro como um todo. Itaroquem - ITACURU: significando “realid...