Mini Museu Fischer - Antigo Moinho

O pequeno Museu, localizado na Linha 15 de Novembro, interior do município de Ubiretama, abriga diversas peças utilizadas pelas famílias locais durante os anos de 1970, como os antigos ferros de passar roupas aquecidos por brasa, pipa de conservação e armazenamento de bebidas, máquina de costura e ferramentas agrícolas. No local, funcionava o Antigo Moinho da Família do senhor Adolfo José Fischer, por volta dos anos 70, inclusive uma das peças mais importantes do Museu é a turbina que tocava a indústria. Conforme destacam os moradores mais antigos da comunidade, os produtores entregavam ao moinho o milho e o trigo in natura, e recebiam a farinha pronta para o consumo. 

 

Além do antigo moinho, também funcionava uma serraria, que segundo relatos, era movida pela força da água do Rio Amandaú. 

 

Os visitantes que forem até o Museu, podem aproveitar a oportunidade para conhecer a Cascata do Rio Amandaú, que fica nas propriedades da Família Fischer, responsáveis pelo Museu.

 

Informações do Local.

Ingresso: Grátis 

Horário: Aberto diariamente das 8h às 18h

Ponto de Referência: Cascata do Rio Amandaú

Linha 15 de Novembro, Interior

Empreendimentos

O Trucoé o Jogo do Diabo

Chamavam-no de Pedro Calavera. Nasceu na beira do rio. Isaltina, sua mãe, contava que ele saiu do ventre bem na costa do Ibicuí. Caiu do ventre já dentro da água e foi puxado, feito um peixe fisgado, pelo cordão umbilical. A mãe, uma lavadeira de corpo magro e rosto guarani, viveu a vida e a morte na beira do rio. Uma pobre mulher que fora estuprada, arrastada pelos cabelos e assassinada por um ba...