Mausoléu Cenair Maicá

Em 2 de janeiro de 1989, Cenair Maicá falecia, deixando em seu registro musical um atestado de amor às suas origens e a prova de que através da música era possível contar a história de forma popular, dando voz à memória coletiva, alertando a todos dos erros cometidos no passado e a necessidade básica de fortalecer a identidade para construção de um futuro mais humano e social.
Foi construído um mausoléu na entrada do Cemitério Sagrada Família em Santo Ângelo, para homenagear o cantor, compositor e poeta missioneiro, Cenair Maicá.Cenair deixou uma rica herança musical e suas composições, mesmo escritas há várias décadas, não perdem a atualidade. O mausoléu tem dois pilares, um representando a música e o outro a poesia, com uma frase no centro :"Se meu destino é cantar, eu canto". Logo abaixo da inscrição, Cenair Maicá, Cantor Missioneiro, estão mais duas citações. Ao lado da data de nascimento e da sua morte, constam "Nasce o poeta" e "O mundo fica mais triste". Capas de seus discos e fotos também estão no local. Outras duas marcas constantes no mausoléu são a cruz missioneira e um violão, simbolo e material qie Cenair sempre carregava, no peito e nos braços.

Empreendimentos

Cruz de Pau Ferro de Porto Xavier

Cruz de Pau Ferro no Cerro Pelado Logo no inicio da colonização de Porto Xavier, por volta do século XIX, após o "Ciclo do Monge". Dois jovens se uniram em matrimonio em grande harmonia, amizade e amor.  Com juras de amor construíram sua cabana, limpavam e plantavam. Com brincadeiras e carinhos plantavam aipim e erva mate, pescavam, cuidavam do gado e corriam por tudo, conheciam todos os cantos e ...