Gruta Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes é reverenciada por devotos que buscam sua proteção, especialmente aqueles que se aventuram nos rios e mares. Dentre os devotos, está a devoção dos ribeirinhos do Rio Uruguai, que encontram na Virgem dos Navegantes uma proteção para suas jornadas fluviais. A fé na intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes se fortalece entre os navegadores, que confiam em sua guia e proteção ao enfrentar as águas do Rio Uruguai. 

A Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Mauá, fica localizada próxima da Orla do município e foi resultado de uma graça alcança na vida da senhora Modesta Gasparetto, moradora do local, que presenteou a comunidade com a imagem de Nossa Senhora. A data do acontecimento foi em  14 de abril de 2013, desde então moradores e visitantes sempre passam pela gruta para renovarem suas preces e fazerem suas orações suplicando proteção à Virgem dos Navegantes. 

A santa está posicionada às margens da Rua Benvenuto Taffarel, que dá acesso à Orla, e possui acesso liberado ao público para a visitação sem a cobrança de ingressos.

 Rua Benvenuto Taffarel, acesso à Orla

Porto Mauá, com pouco mais de 2 mil habitantes, encontra-se às margens do Rio Uruguai, na fronteira noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A cidade destaca-se como um atrativo para entusiastas do turismo de compras, sendo a sede do Mauá Free Shop, onde é possível adquirir centenas de produtos importados a preços especiais.

Outro ponto de destaque é o Porto Internacional, que estabelece a conexão entre o Brasil e a Argentina. Essa rota é bastante utilizada por turistas que buscam destinos como Oberá e Posadas, no país vizinho, para realizar compras e estabelecer relações comerciais. O fluxo comercial e a facilidade de travessia fazem de Porto Mauá uma localidade estratégica na região de fronteira.

Empreendimentos

Sítio Arqueológico de Santo Ângelo Custódio - Redução Jesuitica

Fundador: Padre Diogo Haze (1706). A Redução de Santo Ângelo, fundada em 1706, foi à última redução construída pelo ciclo missioneiro. Destruída na guerra guaranítica, hoje é uma cidade de referência no sul do estado. A sua Igreja Matriz mostrada na foto, foi construída em cima das ruínas da igreja anterior, e seguindo o projeto da Igreja de São Miguel das Missões; Detalhe: Todas as igrejas das Mi...