Espaço do Colono

 Sinalizado por um trator do ano de 1937, que a família de Leo Fett, que contribuíram para o FENAMILHO Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter com o primeiro trator para agricultura chegado na região.
Este Espaço Cultural do Colono é preparado e potencializado para visitação durante a FENAMILHO Internacional, é uma das atrações Pavilhão da Cultura da Fenamilho Internacional, junto de uma série de eventos das diversas etnias que envolvem a região e toda esta grande fortuna e diversidade da cultura Missioneira.
A Mostra de Equipamentos e Utensílios da Colônia dos séculos XIX e XX está entre os diferenciais deste pavilhão que lota de atrações sendo uma verdadeira amostra do verdadeiro potencial cultural da Região Missioneira. Após o período em que a FENAMILHO está em andamento visitar este espaço requer agendamento junto a Secretária de Cultura de Santo Ângelo.
O local retrata os usos e costumes da época a partir da exposição de diversos objetos que fazem parte do acervo de peças e equipamentos antigos usados nas propriedades e instalações dos antigos colonos na região do Comandai e Rincão do Sossego (que constituem o maior número de peças). Os materiais foram reunidos e preservados até o início de 2015 por Osvaldino Luccas, em sua propriedade. A maioria das peças tem como origem a família de Júlio Lucca, ancestral da região.
O acervo está em fase de catalogação e exposto durante a FENAMILHO e um patrimônio da cidade sobre a guarda da Prefeitura.
Para visitação ao Museu é necessário agendamento junto a Prefeitura Santo Ângelo, Durante a FENAMILHO Internacional  o espaço faz parte das atividades do Pavilhão da Cultura da Fenamilho. 
Notícia: Mostra de equipamentos e utensílios da colônia integra programação da 17ª Fenamilho

Empreendimentos

Museu Ergológico de Estância Os Angueras

       O nome foi escolhido a partir da sugestão do poeta e historiador Apparício Silva Rillo. De origem Guarani, "Angüera" significa "espírito que volta" ou "alma que se devolve ao corpo", um pouco estranho a primeira vista, mas, logo, compreensível, pois o "Angüera" antes triste e caladão, virou cantador e tocador de viola, depois que os padres das Missões o batizaram e lhe deram o nome de Gener...