Arroio Rolador

A primeira vez que se tem relato sobre o Rio Rolador, que corre rolando, em 1626, o Santo Padre Roque Gonzales, penetra no Rio Grande do Sul, para converter índios por toda a margem esquerda do Rio Uruguai.
Funda várias reduções, e entre elas, a Redução Jesuítica de Nossa Senhora da Candelária, localizada a 30 km da localidade de São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões - e a 3km do Rolador.
Os registros e documentos referentes à pressuposta origem, não existem ou foram extraviados devido ao seu distanciamento de um grande centro cultural.
As primeiras fontes fidedignas e oficiais surgiram somente a partir de 1900, com as imigrações da região, patrocinadas por companhias alemãs de colonizadores, que se fixaram na Colônia de Serro Azul, a 20km do Rolador.
Rolador foi ponto de referência para tropas militares, andarilhos, comerciantes ambulantes e tropeiros que por aqui cruzaram.
Sua gente é uma mescla de índios nativos, desbravadores, portugueses e espanhóis, além de gaúchos fronteiriços e castelhanos.

     Em 1924, a Intentona Comunista, movimento criado pelo São-luisense, Luis Carlos Prestes, agitou a população do pequeno povoado pela presença da Coluna Prestes às margens do Rio Ijuí, limite entre Rolador e a Colônia Serro Azul.
Criada a Estação Ferroviária do Rolador em 1957, com os subsídios que os novos habitantes (funcionários da rede ferroviária e suas famílias) trouxeram, surgiram também escolas, igrejas, centros comunitários e de lazer, bares e comércio de gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e alguns medicamentos. A transformação do povoado em distrito estava próxima.
    Outra versão conta que os viajantes carreteiros, nas madrugadas ouviam ruídos assustadores que davam a impressão de algo rolar rio abaixo.
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Museu Municipal MonSenhor Estanislau Wolski

O acervo de miniaturas religiosas missioneiras e o primeiro conjunto formado de miniaturas sacras estão em aquário de vidro que inibem a ação do tempo, na Região das Reduções Jesuíticas dos gaúchos. As miniaturas em madeiras esculpidas pelos índios guarani há mais de 300 anos despertam interesse do público, por seu valor histórico e de um povo que tem suas origens tradicionalistas o índio missione...