Arroio ou Riacho Itaquarinchim

Nasce no distrito de Comandaí, limite entre as cidades de Santo Ângelo e Giruá, noroeste do RG. É em Comandaí que tem início o curso de água que nasce em vários pontos e posteriormente se unem formando o leito do Itaquarinchim. Logo o arroio vai crescendo e cortando a cidade, e é nesse momento que suas águas vão perdendo a transparência.
Cruza por dentro da zona urbana de Santo Ângelo e veem a desaguar no Rio Ijuí limite da cidade de Entre-Ijuís. 
Por uma pesquisa, no dicionário de Tupí-Guarani chegamos à conclusão que Itaquarinchim é "rio que chora triste sobre pedras" o que confere com o cenário.
Sabe-se que as águas no arroio são impróprias para o banho e também para o seu consumo. 
Ao mesmo tempo em que divide a cidade, o Itaquarinchim que abriga em suas margens indústrias, bairros e consequentemente esgoto e lixo, é ironicamente a fonte para a captação da água pela Corsan que faz o seu tratamento para abastecer parte de Santo Ângelo.
Fonte Roger Jaekel.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Origem do Lenço

Desde o inicio da colonização do atual território do Rio Grande do Sul, o lenço acompanhou a evolução da indumentária gaucha, tornando-se parte essencial. No Inicio as tribos indígenas, que habitavam nossas terras, especialmente os Charruas, Jaros e Minuanos, prendiam os cabelos compridos com tiras de imbira ou couro de pequenos animais (vincha). Com a chegada dos padres Jesuítas, foram então int...