Arroio ou Riacho Itaquarinchim

Nasce no distrito de Comandaí, limite entre as cidades de Santo Ângelo e Giruá, noroeste do RG. É em Comandaí que tem início o curso de água que nasce em vários pontos e posteriormente se unem formando o leito do Itaquarinchim. Logo o arroio vai crescendo e cortando a cidade, e é nesse momento que suas águas vão perdendo a transparência.
Cruza por dentro da zona urbana de Santo Ângelo e veem a desaguar no Rio Ijuí limite da cidade de Entre-Ijuís. 
Por uma pesquisa, no dicionário de Tupí-Guarani chegamos à conclusão que Itaquarinchim é "rio que chora triste sobre pedras" o que confere com o cenário.
Sabe-se que as águas no arroio são impróprias para o banho e também para o seu consumo. 
Ao mesmo tempo em que divide a cidade, o Itaquarinchim que abriga em suas margens indústrias, bairros e consequentemente esgoto e lixo, é ironicamente a fonte para a captação da água pela Corsan que faz o seu tratamento para abastecer parte de Santo Ângelo.
Fonte Roger Jaekel.

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

Segredo Entre Mãe e Filho

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais descobrimos mistérios entre céu e terra, o que vale é a bondade a perseverança, educação e fé. Disseminada pelos jesuítas, por toda a Região das Missões brotam exemplos de fé ou lendas que misturado ao sangue dos índios dão essa cor, esse ar que só quem veem as missões conhece. No interior de São Paulo das Missões, RS, distrito de Pinheiro Machado, trabalh...