Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg

Em 25 de julho de 1961, Dia do Colono, o município de Cerro Largo prestou uma homenagem aos oito pioneiros fundadores e inaugurou, na Praça da Matriz, um busto do padre jesuíta Maximiliano von Lassberg, foi moldada pelo escultor Porto-AlegrensePaulo Allgayer.
No início do século, a Companhia de Colonização Bauerverein, que tinha por objetivo abrir novas fronteiras agrícolas no estado para o assentamento de colonos descendentes de alemães, decidiu vender lotes de terras na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Assim, sob o comando do Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg, chegaram as primeiras famílias de colonos oriundas da região de Montenegro. A colonização oficial ocorreu no dia 4 de outubro de 1902; estava fundada em terras férteis e cobertas por mata virgem entre os rios Ijuí e Comandai, a colônia Serro Azul, hoje município de Cerro Largo.
O padre Max, nascido em 1857 em uma família fidalga de Detmold (Alemanha), comandou o assentamento de filhos de imigrantes naquela (então) nova colônia do noroeste do Estado.
No início do século, a Companhia de Colonização Bauerverein, que tinha por objetivo abrir novas fronteiras agrícolas no estado para o assentamento de colonos descendentes de imigrantes alemães, decidiu vender lotes de terras na região noroeste do Rio Grande do Sul.
Assim, sob o comando do Padre Jesuíta Maximiliano Von Lassberg, lá chegaram as primeiras famílias de colonos oriundas da região de Montenegro. Os primeiros colonizadores foram Mathias München, Felipe Guth, João Ten Caten, Karl Dahmer, Mathias Bard, Paulo Schmidt, Johan Hoffmann, Peter Martini, Jacob Muller, Peter Ludwig, Michel Schneider e Arnold Hochegger. 
Na década de 1960 desmembraram-se de Cerro Largo os atuais municípios de Roque Gonzales, São Paulo das Missões e Porto Xavier; posteriormente São Pedro do Butiá e Salvador das Missões.
Em 2002, o município comemorou 100 anos de fundação.
No interior da Catedral da Sagrada Família em frente ao padre Maximiliano Von Lassberg existe a capela dos jesuítas onde está entre várias obras sacras os restos mortais deste jesuíta.   

Empreendimentos

Musica Jesuítica Missioneira de Domenico Zipoli.

Esta musica foi composta por padres e executada por índios nas Região das Missões. Quando os Jesuítas chegaram a Região das Missões, perceberam a importância da música no processo de integração cultural e mensagem para evangelizar os índios. Foram feitas na época obras de arte em musica como a “SONATA EN LA MAYOR - Domenico Zipoli (1688 - 1726)” que ultrapassou gerações sendo em todo o mundo tocad...