Conhecimento Cultura Indígena e Espanhola

A maioria das pessoas pensa que os espanhóis vieram para ensinar a cultura indígena, arquitetura, tradições, música, arte, etc., mas até que ponto tudo isso é verdade?
Veremos a seguir:
* HIGIENE. Se os astecas tivessem conquistado a Espanha e não o contrário, teriam ensinado os espanhóis a tomar banho DUAS VEZES POR DIA, e não uma vez por semana.
* MEDICAMENTO. A fitoterapia asteca naquela época era a mais avançada do mundo, os indígenas "selvagens" tinham sua própria escola de medicina, onde havia diferentes ramos: medicina interna (Tlamatepatli), cirurgião (texoxotla), hematologista (tezoc-tezoani), etc. , sabiam as causas das doenças, epidemias e como curá-las, sabiam usar supositórios, unguentos, pós, gomas e ventosas.
*ARQUITETURA. Centenas de exemplos de urbanismo, engenharia e arquitetura ainda estão de pé nas Américas, chame-o Teotihuacan, Tula, Xochicalco, Tenayuca, etc., todos eles têm uma complexidade maior que as pirâmides do Egito, e mesmo com tudo isso, o Os espanhóis consideraram que foram feitos por “selvagens”.
* ASTRONOMIA E MATEMÁTICA. Os maias foram os que contribuíram para o mundo da matemática o número "zero", aliado a um calendário mais preciso que o europeu, os maias tinham uma astronomia muito avançada, com relação aos invasores do Oriente.
*AGRICULTURA. A agricultura dos indígenas conseguiu cultivar milhares de hectares com um sistema único no mundo antigo, os "chinampas" ou agricultura na água com ilhas artificiais, verdadeiros jardins flutuantes.
*ARTE. Os trabalhos indígenas em tecido, barro ou diversos metais, madeira, penas, deixaram os europeus sem palavras por sua perfeição e beleza, na América o papel era feito séculos antes da conquista, com a casca da árvore, e nesse papel faziam livros e os famosos “códices”.
*MÚSICA. Os espanhóis também não entendiam a importância da música; os indígenas elaboravam poemas e canções de amor e amizade, além da convivência com a natureza.
*ECONOMIA E COMÉRCIO. Nenhuma civilização desenvolveu tanto o comércio como os incas e os astecas, seu mercado chegou até a Nicarágua, e eles tinham uma economia auto-suficiente e organizada, quando na Espanha não sabiam o que era drenagem.

Crédito Ramon Murilo

Empreendimentos

Lagarto Teiú

Lagarto do Jarau ou Teiú (“Tupinambis merianae” ou Lagarto-do-papo-amarelo, Teiú-gigante, Teiú-da-Argentina, Teiú do Jarau) é um dos maiores lagartos do Brasil e o mais pesado deles. É uma espécie de lagarto que habita grande parte do Brasil e muito comum nos pampas sul-americanos. Ele pode medir até dois metros de tamanho total e cerca de 10 quilos adulto é terrestre, e raramente sobe em árvores ...