Comissão organizadora prepara a 48ª Romaria da Terra no Santuário do Caaró 

Título

No dia 2 de setembro de 2025, a comissão organizadora da Romaria da Terra 2026 reuniu-se no Santuário de Caaró, em Caibaté, para dar continuidade aos preparativos do evento que acontecerá em 17 de fevereiro de 2026, terça-feira de carnaval. 

Durante o encontro, foram debatidos pontos relacionados à organização prática e infraestrutura, à participação das tribos indígenas na romaria, além da elaboração do subsídio preparatório e do material de divulgação. 

Tema e lema 

A 48ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul terá como tema “400 anos de Evangelização Missioneira: Terra Sem Males e Ecologia Integral” e como lema a passagem bíblica “Eu vi um novo Céu e uma nova Terra” (Ap 21,1). 

Jubileu das Missões 

A escolha do Santuário de Caaró como local da romaria está diretamente ligada ao jubileu dos 400 anos do início da evangelização no Rio Grande do Sul, marcada pela chegada dos padres jesuítas em 3 de maio de 1626. Para 2026, estão sendo planejadas diversas iniciativas e momentos celebrativos que valorizam a história e o legado das Missões Jesuítico-Guarani. 

A Romaria da Terra, tradicional no calendário da Igreja no Rio Grande do Sul, será neste jubileu um marco de fé, memória e compromisso com a ecologia integral, convidando os fiéis a refletirem sobre a relação com a criação e a busca por uma sociedade mais justa e fraterna. 

Título
Título
Título

Mais notícias