Monumento Noel Guarany

Noel Guarany
Era descendente de italianos e índios guaranis, e nasceu em 26 de dezembro de 1941, em São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul.
Na adolescência, aprendeu, de maneira autodidata, o idioma guarani, bem como a compor, tocar e cantar.
Na década de 1960 percorreu diversos países latino-americanos, onde colheu diversos ensinamentos que utilizou como subsídio para criação de suas músicas durante toda a sua futura carreira.
Morreu no dia 6 de outubro de 1998, na Casa de Saúde de Santa Maria, tendo sido enterrado em Bossoroca, sua terra natal. 
Pajador e intérprete, um dos Quatro Troncos Missioneiros, foi um representante fiel e autêntico da nossa arte, soube valorizar os nossos usos e costumes, a nossa identidade, cantou, levou longe e engrandeceu a nossa terra, a nossa gente e a nossa cultura e, por conta disto, tornou-se um destacado marco da música missioneira, por isso, ele é digno desta homenagem, pois a presença do monumento além de evidenciar a sua memória vai incentivar o turismo como fonte de renda e tornar ainda mais conhecida a nossa Bossoroca que é um dos topônimos mais cantados em versos no cenário rio-grandense-do-sul,” disse.
Noel Guarany o Cantor da Bossoroca.
Informações e Localização da Praça e Monumento a Noel Guarany.

Imagens da Praça e monumento a Noel Guarany.
Projeto Monumento Noel Guarany. 

Homenagens no dia 7 de  novembro de 2015, Inauguração ao Monumento Noel Guarany.
Noticia sobre a Inalguranção do Monumento a Noel Guarany. 
Convite e programação da Inauguração Da Praça com o Monumento a Noel Guarany.
Noticia da Luta para adquirir os recursos para o Monumento.
Em São Miguel das Missões está a mobilização para ser construído um monumento a Cenair Maica. 
Vídeo do Monumento a Noel Guarany.

Avenida do IPE esquina Rua Severiano Viêira Bonfim.

WhatsApp

Maiores detalhes da rica história e os patrimonios de Bossoroca, seus filhos, suas riquezas culturais e peculiaridades entre no Blog Bossoroca RS uma das mais completas paginas sobre as riquezas de um município missioneiro.
Toda trajetória de criação, pesquisa e construção do Monumento a Noél Guarany, documentos, projeto e trabalho para efetivar essa obra que é uma das maiores atrações turísticas da Região das Missões.

Empreendimentos

Artur Arão o Bandoleiro do Riogrande

          Foi tropeiro, contrabandista e que cometeu toda espécie de atrocidade num tempo onde “ser gaúcho era um delito”.           Na década de 30, Artur Arão era notícia. Suas façanhas corriam de boca em boca nas 'pulperias e bolichos', nas vilas, povoados e cidades da região missioneira. Seu pai, chefe maragato, coronel Pedro Arão, foi emboscado por seus inimigos políticos, nas margens do rio ...