Pajuari o Vinho de Butiá

Vinho de Butiá foi uma busca para produzir uma bebida pura com o carinho que todos temos por esta fruta, tão única como o valor e sabor dela para os Gaúchos e nasce de uma verdadeira inspiração.  
O Butiá que trás em sua cor a bandeira dos Gaúchos, verde, vermelho e amarelo e pode seu contorno facilmente ser comparado com o mapa do Riogrande. Os índios chamavam de Pajuari todas as bebidas fermentadas de frutas, inclusive butiá.
Todos esses valores agregam-se ao fermentado em um sabor único, o sabor do vinho é encorpado e ressalta o Butiá, no fundo um sabor da amêndoa da fruta, uma delícia, em um processo natural e puro.
Há 3 anos atrás Nely Maicá fez um teste com uma pequena quantidade e o resultado foi satisfatório. _”Apresentei para os organizadores da Festa do Butiá em Giruá e foi muito apreciado. Então produzi uma quantidade um pouco maior para comercializar em nossas festas, já que trabalhamos o Butiá em todas as formas. Aproveito os butiás da nossa propriedade, livres de agrotóxicos. É uma produção pequena e artesanal”.
Em 2015 a Embrapa Clima Temperado de Pelotas, que nos assessora em nossas festas, através da Pesquisadora Rosa Lia Barbieri, levou para análise na Universidade Federal de Pelotas e segundo o Prof. Cesar Rombaldi do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Agronomia, o resultado foi considerado excelente comparando com os padrões do vinho de uva. (PH=3,1 ótimo. Acidez volátil=6,1 ótimo, Acidez total= 128 meq/L  adequada, mas elevada. Teor alcoólico= 15,4% -v/v. SO2 total= 6mg/L – Excelente baixo para uma fermentação natural)
Na 10ª Festa do Butiá Internacional, o Pajuari participou do concurso Balaio de Sabores onde concorrem todas as bebidas (drink’s, licores, coquetéis, etc...) e foi premiado em 2º lugar.
“Admirável bebida, extraída com arte do sumo dos frutos dourados dos butiazeiros que crescem em abundância do chão vermelho missioneiro de Giruá”.
Produzido por Nely de Oliveira Maicá 
Vídeos da Irmãs Maicá.
Giruá Essência Guarani 

Giruá 5º Distrito

Av Bento Gonçalves 1710.

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
Site: A Origem da Cachaça 
Site: Mientowka Cachaça Polonesa 
Site: Licor de Butiá Site: Pajuari o Vinho de Butiá 
Notícia: Curiosidades sobre a Cachaça 
Site: Cabana do Geraldo Licores Jeani Geraldo Spies 
Notícia: Empresas com incentivo para feiras obtêm R$ 1,9 milhão em negócios

Notícia: A Origem da Cachaça
Notícia: Receita Germânica de Destilados Alternativa de Renda
Notícia: Seiva Missioneira Cachaça na Expointer
s das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...