Empada Missioneira Empada com Butiá

Esse prato à base de carne bovina e butiá torna-se importante para a gastronomia missioneira, pois une dois ingredientes muito utilizados pelo povo Guarani na época das reduções: o butiá e a carne bovina. O butiá é um fruto nativo de nossa região, que deu origem ao nome do município de Giruá, pertencente aos Sete Povos das Missões povoados pelos índios Guarani. O butiá fazia parte da cultura e da alimentação deste povo. Buscamos este sabor peculiar que, acrescido a outros ingredientes, como a carne bovina e alguns legumes, resultaram neste sabor agridoce muito especial e único, originando esta empada denominada “missioneira”.
Ingredientes
Massa:
- 200 g de farinha de trigo
- 125g de manteiga
- 1 gema
- 100 g creme de leite
Recheio:
- 230 g guisado 
- 1 tomate
- ½ cebola 
- 1 colher de manteiga 
- 1 envelope de sazon vermelho 
- 50 g de ervilha 
- 150 g de polpa de butiá 
- orégano
- gergelim 
- sal a gosto
Modo de Fazer:
Massa: Juntar todos os ingredientes, sovar até formar uma massa lisa (descansar na geladeira por 30 min). Recheio: Derreter a manteiga, juntar todos os ingredientes (menos o butiá, o orégano e o gergelim) e cozinhar. Retirar do fogo e agregar o butiá. Reservar. Abrir a massa, forrar 25 forminhas de empadas, colocar o recheio, cobrir, passar a manteiga e espalhar orégano e gergelim. Assar por aproximadamente 30 min. em forno médio.
Receita da Padaria e Confeitaria Ehlert 
Coleção de Artesanato e Receitas Giruá - RS

Inventário Turístico de Giruá 2015

Região das Missões. Rio Grande do Sul.

WhatsApp

O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...