A Chaminé, um símbolo da evolução de Três de Maio

Imponente, a Chaminé com 26 metros de altura chama a atenção de quem chega ao centro da cidade de Três de Maio pela Avenida Senador Alberto Pasqualini. Ela é um marco da evolução do município.
A chaminé é a lembrança da fundição de Frederico Willig. A Fundição Willig foi uma das mais destacadas indústrias dos primórdios da cidade. Nascido em 1892 em Biedigheim, Alemanha, Frederico Willig instalou-se em Independência, entre 1915 e 1917, antes de mudar-se para Três de Maio com a fábrica de ferramentas. 


Em 1948 a empresa passou a se chamar Fundição Três de Maio Ltda., uma sociedade entre Frederico e os filhos. Tornou-se um polo de desenvolvimento metalmecânico importante na época. Com a vinda de mão de obra alemã foi possível desenvolver ferramentas e máquinas para o trabalho na lavoura. Fabricavam engenhos para serraria, moendas de cana, martelo mecânico, carroças, diligências para quatro pessoas e  prestavam todos os serviços de fundição e carpintaria. Eram fabricadas de 5 a 6 mil máquinas de plantar milho por safra e 10 a 12 diligências por mês. Os produtos eram vendidos para todo o estado.


Na década de 40, a fundição chegou a ter 49 funcionários, havendo uma vila operária com 10 a 12 casas destinadas a eles. A chaminé, foi construída em 1942 e hoje é uma das referências de Três de Maio. A fundição da família Willig fechou em 1976 .Há relatos de que a empresa poderia ter se fundido para dar início a SLC, atual John Deere, que acabou indo se instalar em Horizontina.
Um dos relatos aqui nos comentários conta que em cada entrada de novo ano os sinos das igrejas e a sirene da Fundicao/Serralheria Willig eram o marco de entrada.  Raros eram os foguetes para que não estragassem a magia do alegre badalar dos sinos e da sirene.

Av. Sen. Alberto Pasqualini, 2-114 - Três de Maio, RS, 98910-000

WhatsApp

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...