Verena Rogowski Becker é a patronesse da 10ª Feira do Livro Multicultural de Santo Ângelo

Título

A 10ª Feira do Livro Multicultural de Santo Ângelo, que será realizada de 22 a 29 de outubro, terá como patronesse a artista plástica e escritora Verena Rogowski Becker, figura que simboliza o talento, a sensibilidade e a força criativa da arte e da literatura gaúcha.

Nascida em Santo Ângelo, em 4 de novembro de 1949, Verena é filha de Heinz August Rogowski e Idalina Rogowski, e possui nacionalidade brasileira e alemã. Formada em Licenciatura Plena em Desenho e Artes Plásticas pela UFRGS, é também pós-graduada em História do Rio Grande do Sul, Sociedade, Política e Cultura pela FURG.

A vocação literária surgiu cedo: aos 12 anos, Verena conquistou o segundo lugar em um concurso de redação, dando início a uma trajetória marcada por prêmios e participações em coletâneas, como Cidades Indizíveis, Mulheres e Asas: Borboletas em Verso e Planeta Fantástico.

Autora de várias obras, lançou seu primeiro livro, Janelas da Criatividade, em 2006, seguido por títulos como O Mistério da Lança de Sepé Tiaraju – Porque essa terra tinha donos (2014, reeditado em 2023), Amnésia de Sofia (2019), Coragem – substantivo feminino (2021), O Diário Vermelho (2022) e Dois Bilhetes – Mozapanuza e Margarida pelo mundo (2024). Durante a Feira, no dia 22 de outubro, às 14h30, Verena fará o lançamento de seu novo livro, Sussurros da Eternidade – Um chamado do Invisível.

Na área da educação, teve uma carreira expressiva como professora de artes e coordenadora pedagógica em diferentes municípios, como Campo Grande (MS), Estância Velha, Novo Hamburgo e São Lourenço do Sul, além de ter sido Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Estância Velha entre 1996 e 2000. Desde 2019, ocupa a Cadeira nº 24 da Academia Internacional de Artes e Letras Sul-Lourenciana (AIL).

Nas artes plásticas, realizou diversas exposições individuais e coletivas e obteve reconhecimento em concursos de esculturas, como o que originou o Monumento ao Curtidor, em Estância Velha, e o troféu dos concursos de corais infantojuvenis de Novo Hamburgo. Atualmente, dedica-se à produção de telas em acrílico, aquarelas, montagens e fotografias, explorando novas linguagens e perspectivas artísticas.

Com uma trajetória marcada pela dedicação à arte, à educação e à cultura, Verena Rogowski Becker representa o espírito criativo e inspirador da 10ª Feira do Livro Multicultural de Santo Ângelo, reafirmando o compromisso do evento com a valorização dos talentos regionais e da identidade missioneira.

 


Mais notícias