
Santo Ângelo avança na gestão pública com implementação de programa de governança

Nesta quarta-feira (20), Santo Ângelo deu mais um passo para o fortalecimento da gestão pública, com a realização da primeira reunião do Programa de Mentoria em Governança Municipal, desenvolvido pela Rede Governança Brasil (RGB). O encontro, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura, contou com a presença do vice-prefeito Carlos Gonçalves, secretários, diretores e servidores municipais.
O programa tem como objetivo apoiar os municípios na adoção de práticas modernas de gestão e governança, baseadas em transparência, responsabilidade, participação e eficiência. Durante a reunião, os participantes acompanharam uma palestra de apresentação ministrada pela mentora Viviane Obdadowski, ex-coordenadora do Programa de Mentoria para Prefeituras Brasileiras.
Para dar início ao processo, 30 servidores foram designados para participar de treinamentos e da aplicação de uma pesquisa que avaliará a maturidade da gestão municipal. Posteriormente, esse grupo atuará como multiplicador, disseminando os conhecimentos adquiridos e contribuindo para a implementação de ações estratégicas a partir dos resultados do diagnóstico.
Entre os benefícios práticos da iniciativa estão a redução de custos, o acesso a linhas de crédito com melhores condições e a captação de recursos através de projetos inovadores, como os voltados à sustentabilidade e eficiência energética.
A coordenação municipal do programa é composta pelo vice-prefeito Carlos Gonçalves, pelo secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Cleberson Taborda, pela secretária de Gestão de Recursos Humanos, Leandra Copetti, e pela diretora da secretaria de Governo e Relações Institucionais, Aglaia de Deus.
“Este é um passo importante para que a nossa cidade avance na responsabilidade com os recursos públicos e na construção de uma gestão sólida, confiável e comprometida com o interesse da sociedade”, destacou o vice-prefeito.