Produtores de alimentos orgânicos recebem avaliadores para renovar certificação
SDR incentiva a produção orgânica de alimentos com programas, projetos, apoio e assistência técnica aos agricultores interessados
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) acompanhou na última semana, a realização de uma das etapas para a renovação da Certificação de Conformidade Orgânica às famílias integrantes do Grupo de Produção Orgânica de Santo Ângelo “Sabor Missioneiro”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, acompanhou o coordenador do Núcleo Missões da Rede Ecovida, Felipe Eich, em visita de avaliação às propriedades rurais do Rincão dos Meotti, Ilha Grande e Restinga Seca. A Comissão de Ética do Núcleo Missões está juntando documentação e visitando os estabelecimentos rurais familiares para verificar a condução da produção. Também acompanharam as visitas, os agricultores de Crissiumal, Marcelo e Léia Focking, para observações pertinentes e tratado de vários pontos importantes para a melhoria da produção orgânica.
Segundo Álvaro, Santo Ângelo tem quatro produtores na área orgânica e a SDR trabalha para o fortalecimento do grupo local, com projetos, programas, oficinas, viagens e reuniões técnicas, além de incentivar as famílias para adesão à produção orgânica de alimentos. “Os interessados podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para maiores informações”, assinalou o secretário.
Marita Minetto, coordenadora da SDR, salientou que a produção de alimentos orgânicos tem um enorme potencial de crescimento. “É uma tendência mundial. Tem países que já estabeleceram metas e prazo para que todos os alimentos produzidos sejam orgânicos. Essa realidade está um pouco distante para o Brasil, porém já percorremos um longo caminho, pois há legislação e normativas para a certificação da produção orgânica. Muitos países nem isso possuem”, declarou.
O produtor Marcelo Focking, de Crissiumal, argumentou que o agricultor que se propõe ao cultivo de orgânicos precisa compreender que quanto mais harmônico for o local de produção, melhor serão os resultados. “Uma planta forte tem condições de superar ataques de insetos e doenças e isso se consegue com fertilizantes biológicos e uma boa adubação orgânica. O solo tem vida e essa vida tem de ser alimentada para que sejam disponibilizados todos os nutrientes para planta. O cuidado vai além do plantio, é o cuidado do ambiente como um todo que faz a diferença”, disse.
Foto: Divulgação
VESTIBULAR URI
VIRTUAL TECH EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PRODUTOS NATURAIS E ENCAPSULADOS
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
PARQUE DAS FONTES - ENTRE-IJUÍS
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
LOJAS IMIGRAÇÃO EM CAIBATÉ E VITÓRIA DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
AGENCIA DE TURISMO ANIMA MISSÕES EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
JAIR FACAS ANTIGAS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

.jpg)


.jpg)

.jpg)







.jpg)


.jpg)












.jpg)
.jpg)





.jpg)

.jpg)


