Fenamilho Internacional sedia audiências sobre os 400 anos das Missões

Título

Na manhã desta sexta-feira (25), o auditório da 21ª Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo, foi palco de importantes audiências que reuniram lideranças políticas e comunitárias da região missioneira. O evento destacou o planejamento e os investimentos para as celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas.

A programação iniciou com uma reunião entre prefeitos dos municípios missioneiros e a presidente eleita da FAMURS, Adriane Perin de Oliveira. Em pauta, as demandas regionais e a necessidade de fortalecimento da atuação conjunta para impulsionar melhorias estruturais e culturais nas Missões.

Durante o encontro, Álvaro Theisen, coordenador do Grande Projeto Missões, foi homenageado com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A honraria foi concedida por proposição do deputado estadual Eduardo Loureiro, que participou da cerimônia.

Em seguida, a audiência pública focou nos projetos voltados às celebrações dos 400 anos. Rodrigo Ribas, presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de São Miguel das Missões, ressaltou a importância dos investimentos previstos pelo Governo do Estado e a necessidade de agilidade nos trâmites burocráticos para o início das obras. “É fundamental que a parte burocrática ande para que as obras possam iniciar o quanto antes”, enfatizou Ribas.

O vice-governador Gabriel Souza esteve presente e anunciou os próximos passos do Estado nas comemorações. Entre os destaques, confirmou que o deputado Eduardo Loureiro assumirá a Secretaria de Estado da Cultura, ficando responsável pela coordenação oficial das celebrações. Além disso, foi anunciada a previsão de cerca de R$ 30 milhões em investimentos nesta primeira etapa.

O lançamento oficial das celebrações ocorrerá em maio, em Porto Alegre, com a assinatura dos primeiros 13 convênios entre o Governo do Estado e os municípios de Bossoroca, Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, São Borja, São Francisco de Assis, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Sul, Santo Ângelo e Vitória das Missões.

O momento marca um passo decisivo para a valorização de um dos capítulos mais emblemáticos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil: os 400 anos da formação das Missões Jesuíticas.

MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES

ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL


Mais notícias