
Consulta Popular 2025/2026: Santo Ângelo realiza Assembleia Pública Intermediária

Na próxima quinta-feira (04), Santo Ângelo sedia a Assembleia Pública Intermediária referente à Consulta Popular 2025/2026, promovida pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Missões). O encontro acontece na Câmara Municipal de Vereadores, às 10h30, e tem como objetivo a definição das prioridades municipais que avançarão à etapa regional.
Durante as reuniões intermediárias, as propostas populares deferidas - em Santo Ângelo, são 33 - são organizadas em um Caderno de Demandas Elegíveis. Cada município que compõe o Corede seleciona 10 propostas deste Caderno para avançar à fase regional. Posteriormente, o Corede faz a escolha das seis mais votadas entre todos os municípios da região, que irão compor a cédula final de votação popular.
A presidente do Comude, Nara Damião, destaca a importância da participação da comunidade nesse processo. “A Assembleia Intermediária é um espaço de diálogo e de construção coletiva, em que a população ajuda a definir as prioridades que irão representar Santo Ângelo e a região nas próximas etapas da Consulta Popular”, afirmou.
O calendário do processo prevê as Assembleias Regionais Ampliadas entre os dias 8 e 26 de setembro. Já a votação popular acontece de 6 a 10 de outubro, com a apuração e homologação dos resultados prevista até o dia 17 de outubro. Para o próximo ciclo, a Consulta Popular contará com um orçamento de R$ 60 milhões, que será distribuído entre os 28 Coredes do Estado, de acordo com critérios técnicos.