
Santo Ângelo sedia 21ª edição do Fórum Pela Vida com foco em saúde, saberes tradicionais e vínculos
No dia 16 de julho, Santo Ângelo será sede da 21ª edição do Fórum Pela Vida, tradicional encontro regional promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura Municipal, que neste ano terá como tema central o “Cuidado integral com a saúde, valorização dos saberes tradicionais e fortalecimento dos vínculos comunitários”.
O evento será realizado no Parque de Exposições Siegfried Ritter, das 8h30 às 15h30, reunindo participantes de mais de 20 municípios da região missioneira. Com entrada gratuita, o público é convidado a contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Banco Municipal de Alimentos de Santo Ângelo.
A programação do fórum inclui palestras, oficinas terapêuticas, feira de produtos coloniais, mostra de plantas bioativas, além de momentos de convivência e troca de experiências sobre práticas de saúde, bem-estar e sustentabilidade.
Entre os destaques do dia, estão a palestra “Sentidos e vivências: Conhecimento de geração a geração”, com Rosangela Angelin, e oficinas sobre ervas medicinais, arte floral, auriculoterapia, aromas e meditação. Haverá ainda uma feira permanente com comercialização de produtos coloniais, artesanato, plantas bioativas para uso humano e sanidade animal, valorizando os saberes e a produção local.
O almoço será disponibilizado no local, ao custo de R$ 35,00 por pessoa, com reservas antecipadas pelo telefone (55) 99986-5915, junto à equipe da Emater/RS-Ascar.
O evento conta com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Cultura e Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.
Confira a programação completa:
8h30: Recepção
9h: Abertura
9h30: Oficina “O poder das ervas medicinais através das Pindas”, com as extensionistas da Emater/RS-Ascar Ivania, Vanessa e Thaís
10h: Palestra “Sentidos e vivências: Conhecimento de geração a geração”, com Rosangela Angelin
11h30 às 13h30: Intervalo para almoço
13h30: Oficina 1: “Entre Flores e Ciclos: Aromas, Ervas, Flores e Meditação”, com Daniele Lopes, do GAIA Atelier Arte e Terapia
14h: Oficina 2: “Arte Floral: Oficina de criação”, com a Engenheira Agrônoma da Emater/RS-Ascar Márcia Dezen
14h30: Oficina 3: “Auriculoterapia: o que é, e como pode melhorar a sua vida”, com a Enfermeira de Família Giovana Wachekowski
15h15: Escolha do próximo município sede
15h30: Encerramento com distribuição de mudas
Feira permanente com Mostra de Plantas Bioativas para uso humano e sanidade animal, além de comercialização de produtos coloniais, de agroindústrias e artesanato
