Região de Santa Rosa se mobiliza na Caravana da Infiltração da Água no Solo

Título

Ao reconhecer a importância do manejo adequado do solo e da água para o sucesso de todo o tipo de produção agropecuária, instituições de pesquisa, ensino e Extensão Rural uniram esforços na realização da Caravana da Infiltração da Água no Solo, cujo pontapé inicial foi dado na segunda quinzena de novembro na região de Santa Rosa. Com a finalidade de avaliar a infiltração de água em solos submetidos a diferentes manejos e definir estratégias de melhoria, estão sendo coletadas amostras nos municípios de Três de Maio, Santa Rosa, Porto Mauá, Cerro Largo, Campina das Missões, Entre-Ijuís, Santo Ângelo, Porto Xavier, São Luiz Gonzaga, Caibaté e Garruchos.

O arranjo institucional entre Emater/RS-Ascar, Embrapa, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) - campus São Luiz Gonzaga e Sociedade Educacional Três de Maio (Setrem) deve contribuir com decisões mais assertivas em relação ao manejo de solos, área que tem recebido cada vez mais atenção de políticas como a Operação Terra Forte, desencadeada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A adoção de estratégias para a melhoria da infiltração da água no solo permite ampliar a preservação de recursos naturais, a produtividade e a eficiência do uso de insumos.

As medições estão sendo realizadas com o infiltrômetro de Cornell, equipamento cedido pela Embrapa, que simula a chuva e permite avaliar o escoamento superficial e a velocidade de absorção da água pelo solo. Esses dados facilitam análises para o manejo da irrigação, a avaliação da erosão e a compreensão da estrutura do solo.

As informações coletadas durante a Caravana devem subsidiar extensionistas rurais em ações como o dimensionamento adequado de terraços e a elaboração de projetos de irrigação, levando em conta a capacidade de infiltração de água em diferentes tipos e formas de manejo de solo na região.


Mais notícias