
Seminário Ambiental em Roque Gonzales destaca preservação das nascentes

A Coopatrigo promoveu, na tarde de sexta-feira (5), o Seminário Ambiental “Fontes de Vida: Adote uma Nascente”, realizado na Casa de Cultura Nelson Hoffmann, em Roque Gonzales. O encontro reuniu autoridades, estudantes e comunidade local para refletir sobre sustentabilidade e a importância da preservação das nascentes.
O evento contou com apoio da Administração Municipal, do Fundo Social SESCOOP/RS e da EMATER/RS. Representando o município, o secretário de Agricultura, Rafael Weschenfelder, levou a saudação em nome do prefeito Fernando Mattes Machry, que não pôde comparecer devido a compromissos na Expointer.
Palestras e debates
Durante o seminário, diferentes especialistas abordaram temas ligados ao meio ambiente e ao cooperativismo:
Paulo Pires (presidente da Coopatrigo) falou sobre o diferencial do sistema cooperativo na promoção da sustentabilidade.
Carine Zambonato (bióloga e Embaixadora do Lixo Zero) provocou a reflexão sobre “Que planeta queremos para as futuras gerações?”.
Joney Cristian Braun (Emater/RS) destacou a importância das nascentes como garantia de água em qualidade e quantidade para as propriedades rurais.
Tiago Moroni de Souza (especialista em Gestão de Pessoas para Organizações Cooperativas) apresentou a palestra “O despertar do espírito cooperativista”.
Participação das escolas
O seminário também envolveu alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo e da Escola Municipal Santo Antônio, fortalecendo o papel da educação ambiental na formação das novas gerações.
Conscientização e engajamento
Marcado pela troca de experiências, o encontro reforçou a necessidade de cada cidadão assumir responsabilidades na preservação das nascentes — consideradas fontes de vida para as comunidades atuais e para o futuro.