
Setor de serviços foi responsável por 35% do saldo de empregos criados nos primeiros nove meses do ano

O mercado de trabalho brasileiro criou 2.157.912 vagas de empregos e promoveu 1.913.344 demissões, simultaneamente, em setembro deste ano, totalizando um saldo positivo de 244.568 postos de trabalho no país. O setor de serviços foi responsável por 35% do saldo de novos empregos no ano. Informativo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra o aumento de contratação com carteira assinada em 3.358 dos 5.569 Municípios (60%).
Nos últimos 12 meses, houve o aumento de 1,82 milhão (+27%) no saldo de empregos; e de janeiro a setembro,m foi criado 1,95 milhão de vagas a mais (+23%), ambas as métricas em comparação com o ano passado. “O estoque de empregos com carteira assinada alcançou o maior nível da série histórica desde 2020, com 47,5 milhões de postos”, sinaliza o Informativo CNM de Mercado de Trabalho, com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Comparado com agosto, o crescimento no mês de setembro foi de 0,5%.
Segundo a publicação, o melhor resultado mensal foi nos Municípios de 20 a 50 mil habitantes (+0,6%); já o maior crescimento contra setembro de 2023 ocorreu nas grandes cidades (+4,3%), assim como os melhores números dos últimos 12 meses estão nas localidades de 100 a 300 mil habitantes (+3,7%). A disponibilização de novas vagas não foi expressiva em Municípios de pequeno porte, em nenhum dos indicativos – mês, mesmo período do ano anterior e no acumulado de 12 meses. Por região, o Nordeste e o Norte tiveram os melhores resultados do país, enquanto o Sul se manteve com o pior desfecho.
O informativo da Confederação aponta que os resultados do Sul continuam sob impacto da tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul (RS), em maio deste ano. Entre abril e junho, os Municípios gaúchos perderam mais de 30 mil ocupações, mas a boa notícia é que o Estado reverteu essa tendência negativa e registrou 10,3 mil novas ocupações em setembro. No geral, o mercado de trabalho abriu 1,95 milhão de vagas a mais nos primeiros nove meses do ano, superando os números de 2023 (+1,59 milhão) e se aproximando do resultado de 2022 (+2,18 milhões de vagas), ano pós-pandêmico.
MISSÕES UM DESTINO INCRÍVEL
CONFIRA INGRESSOS, ROTEIROS, LIVROS E ARTESANATO MISSIONEIRO
BORRAIO MINHAS ORIGENS EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
FAZENDA PARAÍSO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Borja - São Nicolau - 136 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Nicolau - Santo Ângelo- 320 km
ROTEIRO - Caminhada Autoguiada São Miguel das Missões - Santo Ângelo- 72 km
ROTEIRO - Bike São Borja - Santo Ângelo - 305 km
ROTEIRO - Bike São Nicolau - Santo Ângelo- 160 km
ROTEIRO - Missões 2 dias e 1 noite
CASA FLUTUANTE EM PORTO XAVIER
CONFIRA NOSSOS PARCEIROS
CLIQUE AQUI E ADQUIRA INGRESSOS E ROTEIROS TURÍSTICOS NAS MISSÕES
RESTAURANTE CANTINA EM SÃO LUIZ GONZAGA
ERVA MATE VERDE REAL
RECANTUS RESTARUANTE E PIZZARIA EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
ATELIÊ VÓ ANGELINA - SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
CHURRASCARIA E RESTAURANTE TRÊS MISSÕES - AO LADO DO POSTO NO TREVO DE ACESSO A SÃO MIGUEL DAS
CAFÉ MISSIONEIRO - PADARIA SANTO ÂNGELO
REUNIDAS - SEU DESTINO NA PALMA DA MÃO
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DAS MISSÕES - A FORÇA MISSIONEIRA PELO MUNICIPALISMO
SAIBA TUDO SOBRE O TURISMO E ROTEIROS NA FRONTEIRA NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL