Reunião em Porto Mauá trata de ações para prevenir o Greening na citricultura

Título

A prevenção do Greening, doença que ameaça pomares de laranjas e bergamotas em diversas regiões do país, foi tema de reunião realizada na segunda-feira (06/10) em Porto Mauá. O encontro, ocorrido no gabinete do prefeito Carlos Cesar Dinon, reuniu representantes da administração municipal, da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater/RS-Ascar.

O objetivo foi alinhar medidas preventivas para proteger a cadeia da citricultura local e manter o Rio Grande do Sul livre da doença, que já causa prejuízos em outros estados.

Foram destacadas orientações do Departamento de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Câmara Setorial da Citricultura. Entre as principais recomendações estão a restrição do comércio ambulante de mudas cítricas, a instalação de placas de alerta nas entradas dos municípios produtores e a recomendação para que os agricultores comprem mudas apenas de viveiros registrados e com origem conhecida. Também foi reforçada a importância de priorizar mudas produzidas no RS, solicitar autorização para o ingresso de mudas de outras regiões e orientar a população a evitar o plantio da Murta, planta hospedeira da doença.

Outro ponto abordado foi o monitoramento do inseto transmissor do Greening, o psilídeo Diaphorina citri, que deve ser feito de forma conjunta entre os municípios e o Departamento de Defesa Vegetal da Seapi.

A reunião — que contou com a participação dos extensionistas rurais Germano Büttow e Leni Froelich, do secretário municipal de Agricultura, Joel Stochero, do diretor de Agricultura, Gustavo Gasparetto, e do técnico em agropecuária Rafael Bristke.

 


Mais notícias