Realizada a chegada da Chama da Pátria em São Borja

Título

O Fogo Simbólico, que neste ano foi trazido do município de Santiago, chegou a São Borja na tarde desta terça-feira (19/08). A condução foi realizada pela equipe Eixo Oeste, formada pelo 1º vice-presidente da Liga de Defesa Nacional, Cláudio Tione Scherer, acompanhado por Maurício Moreira, adjunto da equipe, pelo sargento Edilson, chefe da VTR, e pelo soldado Crystofer, motorista responsável pelo trajeto. O grupo percorreu 141 quilômetros conduzindo o fogo da Pátria até a cidade.

Na chegada ao trevo de acesso ao município, o Fogo Simbólico foi entregue a um grupo formado por Paulinha Garcia, representando a Associação dos Corredores de Rua de São Borja (ASCORS), atletas da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, da Companhia Souza Doca e do 2º RC Mec – Regimento João Manoel. A chama foi conduzida até a Plataforma Cívica, na Praça XV de Novembro.

O acendimento da Pira da Pátria foi realizado por Maria Cândida Silva do Nascimento, representante da ASCORS, e pela 3ª sargento Isadora Aquino.

A solenidade contou com a presença do prefeito José Luiz Rodrigues Machado, do presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Reolon, da Secretaria de Educação Lourdes Balbueno, responsável pelos festejos da pátria no município e demais secretários, do 1º vice-presidente da Liga Nacional de Defesa Nacional, Cláudio Tione Scherer, do comandante do 2º RC Mec, Tenente-Coronel Jaime Oliveira da Silva Lima, do comandante da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada – Companhia Souza Doca, Capitão João Eduardo Andrade Paiva, e do capitão da Brigada Militar, Victor de Almeida Moura.

Também prestigiaram o ato os representantes da Liga de Defesa Nacional – Núcleo São Borja: presidente Ronaldo Andrade Munró Costa; 1º vice-presidente, capitão Vanderlei Fengler; tesoureiro, 2º sargento Edson Carvalho; diretor de Relações Institucionais, Jairo Jesus Magalhães Andrade; diretor de Comunicação e Divulgação, soldado Walter Padilha Wiedenhoft; e diretor de Planejamento e Coordenação, capitão Paulo Moacir Poerschke.

Após o acendimento da pira, houve manifestações do comandante do 2º RC Mec, Ten. Cel. Jaime Oliveira da Silva Lima, do presidente da Câmara, vereador João Carlos Reolon, e do prefeito José Luiz Machado.

Na avaliação do prefeito, o evento, mesmo diante do mau tempo, superou as expectativas. Agora, as atenções se voltam para a programação oficial da Semana da Pátria, que ocorrerá de 1º a 7 de setembro:

Confira a programação:

Festival de Bandas – 23 de agosto, às 15h, no Cais do Porto

Desfile Cívico-Militar em Nhú-Porã – 31 de agosto, às 10h30min

Abertura oficial da Semana da Pátria na Praça XV - 08h

Desfile Cívico-Militar em Rincão do Meio – 03 de setembro, às 14h30min

Desfile Cívico-Militar no Bairro Passo – 06 de setembro, às 15h

Desfile Cívico-Militar em São Borja – 07 de setembro, às 8h, na Rua General Marques

 

 


Mais notícias