COREDE Missões aprova novo Estatuto em Assembleia Geral Ordinária

Título

O Conselho Regional de Desenvolvimento das Missões (COREDE Missões) aprovou, por unanimidade, a atualização de seu Estatuto Social em Assembleia Geral Ordinária realizada na manhã desta terça-feira (14), no auditório do TecnoURI Missões, no campus da URI Santo Ângelo.

A assembleia foi convocada no início do mês de outubro pela presidente Nara Helena Damião Makvitz e teve como objetivo deliberar sobre o novo regimento da entidade. A reunião contou com a condução da presidente e foi secretariada por Rômulo Madrid de Mello.

Fortalecimento da identidade regional

O novo Estatuto reafirma o caráter de associação civil, sem fins lucrativos, do COREDE Missões, com sede política em todos os 25 municípios da região e foro jurídico em Santo Ângelo. Entre as finalidades destacam-se a promoção do desenvolvimento regional sustentável, a melhoria da qualidade de vida da população, a preservação ambiental e a integração das ações governamentais e da sociedade civil.

De acordo com a presidente Nara Damião, a atualização representa “um passo fundamental para fortalecer a identidade regional, dar mais clareza às normas de funcionamento e garantir a continuidade das políticas públicas de interesse das Missões, independentemente de mudanças de governo”.

Estrutura organizacional e transparência

A nova redação do Estatuto detalha a estrutura organizacional do Conselho, formada pela Assembleia Geral Regional, Conselho de Representantes, Diretoria Executiva e Comissões Setoriais. Também estabelece regras para o processo eleitoral, convocações e gestão de receitas e patrimônio, assegurando transparência administrativa e contábil.

Todos os cargos permanecem sem remuneração, reforçando o caráter participativo e voluntário da atuação no COREDE.

Participação coletiva

A elaboração do novo Estatuto contou com a participação da Comissão formada por Rosa Maria de Souza, Vivian Friedrichs Copetti, Leandro Inácio Wastowski, Daniele da Silva Pizzuti e Tainara Abreu Bertolo, com assessoria jurídica de Alcebíades Flores Machado Júnior.

A partir da aprovação, o Estatuto entra em vigor imediatamente, orientando todas as ações futuras da entidade.

 


Mais notícias