Casa Branca Origem de Mato Queimado e Caibaté

No inicio do Rio Grande do Sul, a Região das Missões era conhecida por sua terra fértil, criações de gado e mulas, que agrupadas em grandes rebanhos e direcionadas para o centro do país se tornara o grande comércio. As rotas destas tropas eram geralmente as mesmas, os tropeiros tinham de conhecer o terreno bem por causa dos animais que eram de grande valor ( principalmente as mulas gaúchas, preferidas pelos militares de todo Brasil).
Neste local havia um potreiro natural, conhecido por Rondinha, chegavam atravessando o Passo dos Pires e o potreiro ficava cercado pelo riacho por um lado e o outro pela mata fechada, da colina era possível vigiar os animais além de ser  um ótimo lugar para acampar.  

Distrito Rondinha

WhatsApp

O local embretava os animais com conforto e segurança para passar a noite. Os tropeiros se quarteavam na ronda de vigilância e com uma ronda pequena se assegurava de tudo, dai o nome do local Rondinha.
Com o passar dos anos algum mercador construiu ali uma pequena casa feita de pedra e barro, tipo bolicho para servir de estrutura e referencia os tropeiros.
Quando os primeiros colonos alemães chegaram nesta região, no início do século XX reformaram a casa que era ponto de referencia, colocando aberturas novas e fizeram ali uma pequena escola para ensinar a língua portuguesa e alfabetizar as crianças. Pintaram de branco para uma melhor visualização e assim a primeira casa da comunidade que foi origem das cidades de Mato Queimado e Caibaté ficou conhecida como “Casa Branca”. 

*Roteiro por Mato Queimado/RS.
*Altar da Pátria de Mato Queimado
*Arroio Uruqua
*Capela da Rondinha Comunidade Cristo Rei
*Casa de Pedra dos Kliemann
*Cemitério Mato Queimado
*Chafariz de Mato Queimado. 
*Clube São Luiz. 
*Clube União da Rondinha 
*
Duas Figueiras Irmãs

​*EEEF - Escola Cristo Rei
​*Elevado do Uruqua 
​*Casa Irmãs Filhas do Amor Divino
​*Gruta de São Cristóvão
​*Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
​*Igreja São Estanislau Kostka.
​*Prefeitura Municipal de Mato Queimado 
​*Câmara de Vereadores de Mato Queimado
​*Praça 24 de Março
​*Bolachas de Natal
​*Agroindústria Familiar Bolzan
​*Pórtico de Mato Queimado.
​*Sítio de Pesca da Vó Laura
​*Túnel Verde RS 536

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...