Mistério do Coração do Padre Jesuita Roque Gonzales

(E A LENDA)

O que mais chama a atenção na História do Caaró é sobre o coração do Pe. Roque Gonzales, que ainda permanece intacto, há quase 400 anos, sem conservantes ou produto químico. Atualmente, o coração permanece exposto na Igreja Cristo Rey em Assunción – PY.
No Santuário do Caaró fica guardado uma relíquia enviada pela IHS, certificada e registrada como original.
Trata-se de uma partícula do coração de Padre Roque que se desprendeu na troca do relicário. IMPRESSIONANTE!
“A história é, que quando os padres: Roque Gonzáles, Afonso Rodrigues e João de castilhos foram mortos em 1628, a mando do Cacique Nheçu, que não aceitava a presença dos Jesuítas na região….
Os corpos de padre Roque e Afonso Rodrigues foram esquartejados e ateados ao fogo junto a rústica capela que dá lugar ao Santuário do Caaró, enquanto João de Castilhos, que estava em outro povoado, foi morto arrastado a quilômetros em meio a mata.
Quando os indígenas que haviam se revoltado voltaram a capela, se surpreenderam com um coração que permanecia intacto em meio às cinzas, de onde saiu uma voz de Padre Roque, dizendo:
“Matastes a quem vos amava e queria bem; porém somente o meu corpo, pois minha alma está no céu.
E não tardará o castigo, porque virão meus filhos para punir-vos por terdes maltratado a imagem da Mãe de Deus.
Mas eu voltarei para vos ajudar, porque muitos trabalhos vós hão de sobrevir por causa de minha morte.”
Assustados, atravessaram uma flecha no coração e atearam ao fogo novamente.
Após uma batalha entre índios cristão e não cristãos, onde os revoltosos que não foram mortos, converteram-se.
Os restos mortais dos padres foram levados a Concepción AR, quando notaram que o coração ainda permanecia intacto, e o mantiveram em local seguro.
Em 1633, levaram para Roma onde constataram pela segunda vez através de exames morfológicos como sendo realmente o coração original.
Em 1928 foi doado aos Jesuítas de Buenos Aires e apenas em 1968, foi para Assuncion – PY, onde permanece até os dias de hoje.”
Em 1934 ocorreu a beatificação dos Três Santos Mártires das Missões, desde então, cresceu muito a devoção a estes primeiros apóstolos da Região Missioneira.
Em 1988 foram canonizados, isto é declarados SANTOS MÁRTIRES, oficialmente.

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...