Unijuí participará do XII Simpósio Ibero-americano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional

Título

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí estará presente no XII Simpósio Ibero-americano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional e VIII Congresso em Ciência, Cultura e Sociedade, na Universidade Católica de Itapúa, em Encarnación, Paraguai. O evento acontece nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5 de setembro.

A conferência inaugural do Simpósio foi realizada na última semana, com a presença de autoridades e representantes de instituições-membro da Red Cidir, organizadora do evento. O PPGDR foi representado pelo professor Pedro Luís Büttenbender.

 Nesta edição, o simpósio abordará temas relacionados ao comércio internacional e relações de fronteira; integração e desenvolvimento regional; meio ambiente; inovação tecnológica; participação social; políticas públicas; e inovação educacional. A programação inclui oficinas para estudantes e professores, conferências e painéis com convidados internacionais.

Na programação, será realizado o encerramento e a entrega de certificados da Cátedra Doutoral Internacional, da qual a Unijuí e o PPGDR são integrantes e que reuniu, nesta edição,  quase 200 participantes de diversas universidades brasileiras, paraguaias, argentinas e de outros países.

Durante o Congresso, também haverá o lançamento de livros, entre eles a obra "Enfoque territorial do desenvolvimento - Património territorial, Cooperativismo e inovação territorial", o qual será apresentado pelo professor Pedro Luís Büttenbender. O livro resulta de uma agenda de pesquisa que traz temas como Cooperativismo, Administração, Políticas Pública e Desenvolvimento Regional, liderada pelo PPGDR da Unijuí, em cooperação com outros programas e universidades. Possui aportes de renomados Professores Pesquisadores e pós-graduandos, com embasamento acadêmico-teórico-conceitual e vivências empíricas nos temas relacionados às suas produções.

O Simpósio e o Congresso têm como objetivo analisar as dinâmicas regionais e os desafios globais enfrentados pelos territórios trinacionais, promovendo a cooperação entre universidades, setor público–privado e comunidade. “A nossa participação ativa e liderança na Red Cidir e em outras redes de cooperação, favorecem a internacionalização e a qualidade acadêmica da Unijuí no ensino, pesquisa e extensão, beneficiando os membros e a comunidade transfronteiriça”, observa o professor Pedro Luís Büttenbender.

 


Mais notícias