Diocese de Santo Ângelo promove 92ª Romaria ao Santuário do Caaró e proclama Ano Jubilar Diocesano 

Título

A Diocese de Santo Ângelo prepara-se para viver um momento especial de fé e devoção com a realização da 92ª Romaria Diocesana ao Santuário do Caaró, marcada para o dia 16 de novembro de 2025. Este ano, o evento será celebrado sob o tema “Missão, Memória e Anúncio” e o lema “Com os Santos Mártires, Peregrinos de Esperança”. 

A romaria marca o início de um Ano Jubilar Diocesano, que se estenderá até a romaria de 2026, em alusão aos 400 anos da chegada dos Missionários Jesuítas ao Rio Grande do Sul, data que marca o início da evangelização no sul do Brasil. 

Programação e destaques 

A romaria terá início às 8h com a acolhida dos fiéis. Às 9h, acontece a Via Sacra, seguida da Santa Missa, às 10h. Ao meio-dia será servido o almoço comunitário. À tarde, às 14h, será realizada a proclamação do Ano Jubilar Diocesano, encerrando-se com a tradicional Bênção da Saúde. 

Durante a celebração, será comemorado o Jubileu da Catequese, com a renovação dos compromissos dos catequistas com a evangelização. O Bispo Diocesano também proclamará oficialmente 2026 como o Ano Jubilar das Missões, dentro das comemorações dos 400 anos. 

Símbolo Jubilar 

Cada paróquia da Diocese receberá um quadro dos Santos Mártires das Missões, contendo uma relíquia de 3º grau de São Roque Gonzales, o protomártir do Rio Grande do Sul. Esse quadro irá peregrinar pelas comunidades, motivando os fiéis a viverem intensamente as festividades e atividades ligadas ao jubileu missioneiro. 

Um tempo de graça 

Para a Diocese, a romaria representa um tempo de graça e bênçãos, convidando os fiéis a renovar a fé e a esperança no testemunho dos mártires missioneiros, que marcaram a história de evangelização no sul do país. 

 


Mais notícias