Paróquia São Sebastião

A Paróquia São Sebastião, dedicada a um dos mártires romanos dos primeiros séculos da Igreja Cristã, tem sua história entrelaçada com a fé e a devoção em Cristo. Localizada no centro da cidade de Alegria, sua trajetória nos leva a maio de 1959, quando o Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal, durante uma visita pastoral, escolheu Vila Alegria como epicentro para atender as comunidades católicas da região.

A observação do Bispo destacou a importância central de Alegria para essas comunidades, culminando na criação da Paróquia São Sebastião em 15 de agosto daquele mesmo ano, desmembrando-a da Paróquia São José do município vizinho, São José do Inhacorá.

Ao longo dos anos, a paróquia abraçou uma jornada dedicada à evangelização. Desde sua fundação até os dias atuais, os Freis Franciscanos desempenham um papel pastoral crucial, guiando a comunidade com compaixão e dedicação.

Atualmente, a Paróquia São Sebastião floresce com 18 comunidades, tanto urbanas quanto rurais, abrangendo os municípios de Alegria e Inhacorá. Sua presença se estende além dos muros da igreja, tocando vidas e enraizando-se na história e na devoção daqueles que fazem parte dessa comunidade de fé.

Rua Quinze de Novembro, 1400 , centro

WhatsApp

 Alegria, no noroeste do RS, é a cidade das cascatas e da natureza exuberante. 

Com cerca de 3.700  habitantes, é um lugar interiorano com economia agrícola, destacando-se na plantação de grãos e na produção leiteira. 
Sua geografia serranacomposta por montanhas, vales, e rios que cortam a cidade formam uma paisagem encantadora. 
O município, fundado por imigrantes alemães e poloneses em 1935, tem sua história marcada por uma rica mistura cultural. 

Conheça essa cidade charmosa e acolhedora!

 

 

Lucas Rafael Souza

Repórter | Produtor exceutivo

Olá, pessoal! Eu sou o Lucas e venho compartilhando histórias incríveis sobre turismo, cultura e história missioneira aqui no Portal das Missões desde 2020. Meu foco é descobrir e apresentar os pontos turísticos mais fascinantes das Missões e da região noroeste do RS. Quer fazer parte dessa jornada? Mande suas sugestões de pauta e entre em contato comigo pelos canais disponíveis. Vamos explorar juntos! 😉

Empreendimentos

O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”.

Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida. São altamente territorialistas, não toleram a aproximação de nenhuma outra ave ou animal, havendo relatos de os Cardeais machos atacam até um Graxaim, espécie de raposa, muito comum no interior gaúcho. Na natureza, costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos.  Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pêlos d...